Mensagem ao leitor

Se tiverem duvidas, perguntas, sugestões e criticas sobre o blog me mande um e-mail: caetanogo@gmail.com

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quero correr! Como começar?

Que tal começar a correr? a regra número um é ter paciência, respeitar os limites do corpo e evoluir gradualmente.

Começar a correr é tarefa árdua. quem já tem algum condicionamento físico com outras atividades aeróbicas e tenta correr sem adaptação, se frustra com dores, lesões ou dificuldades na respiração.

De acordo com o professor de Running Class, a mobilização muscular com a modalidade é muito grande, além do elevado gasto energético e quima de gordura. "Por isso é muito difícil começar a correr, pois a corrida exige muito esforço. O início deve ser gradativo e a caminhada tem que fazer parte do processo inicial", aconselha.  O professor acrescenta: "a corrida não é só calçar o tênis e sair correndo. Pessoas que agem assim acabam se machucando por falta de orientação".
O processo de adaptação é fundamental. O professor sugere que o início da modalidade aconteça na esteira: "começar na esteira é muito importante, porque ameniza os impactos da corrida. Ainda tem o fator motivacional. É bem mais divícil correr na rua. Começar no asfalto e não conseguir pode gerar uma frustração pessoal. Há vários fatores externos que dificultam a corrida: o atrito - fator determinante - sol, vento chuva, subidas inesperadas, entre outros aspectos".

Quais os benefícios da corrida?

Os grandes benefícios das atividades aeróbicas - corrida, ciclismo, natação, são as diferenças nítidas no condicionamento físico, visível em atividades rotineiras, como, por exemplo, subir uma escada e não ficar ofegante. Há também benefícios cardiovasculares, queima de gordura, qualidade de vida e liberações hormonais - de endorfina e celotonina - que causam sensações de prazer. "Por isso que as pessoas começam a correr e não param mais. A liberação alta de endorfina e celotonina aliam a corrida à sensação de prazer". A corrida auxilia ainda no controle hormonal, energético e de apetite.

Quero começar, o que fazer?

Segundo o professor, para os sedentários ´´e essencial a realização de uma avaliação médica, um check up. Já para quem pratica atividade física, porém é iniciante na modalidade, a avaliação física é interessante para que a pessoa tenha subsídios para controlar os batimentos cardíacos. " A avaliação física dá parâmetros para controle da intensidade da corrida", alerta o professor. Também no auxílio do controle da intensidade, o professor sugere o uso de frequencímetro cardiaco.

Quando posso trocar a esteira pela rua?

O treino na esteira deve durar em média de 2 meses - na velicidade 6/7 - para depois dar início a corrida no asfalto. "Quando a pessoa estiver correndo de 25 a 30 minutos na esteira continuamente, ela está habilitada a ir para rua com segurança. Tem que existir a consciência de que na rua será diferente e mais difícil", pontua o professor.
O professor explica: "na rua a estratégia é dar um passo atrás ao treino realizado na esteira. O ideal é diminuir a intensidade e tentar correr de 20 a 25 minutos initerruptos. O professor explica que se não for possível correr sem intervalos, para intercalar caminhada com corrida, como por exemplo, três minutos de caminhada, três minutos de corrida. Aos poucos se aumenta o tempo de ambos e depois diminui o tempo de caminhada e aumenta o de corrida. "Com o passar do tempo a pessoa estará só correndo", comemora o professor e observa: "interessante estabilizar em 30 ou 40 minutos de corrida contínua".

Dicas para uma corrida segura:

- Avaliação Médica (sedentários) e avaliação física (iniciantes na corrida, mas que já possuem algum condicionamento);
- Procurar orientação profissional;
- Adquirir tênis específico para corrida, frequencímetro cardíaco, vestimenta apropriada (confortável, acima de tudo);
- Começar com a corrida na esteira. As aulas de running class são uma boa pedida. a música, o coletivo, a esteira e o estímulo do professor fazem do running class uma ótima opção para quem quer começar.

Passo a Passo:

1- Caminhada: se você é sedentário comece exclusivamente caminhando.
2- Intercalar caminhada e corrida: se você é praticante de alguma modalidade aeróbica, comece com revezamento entre caminhada e corrida, com o mesmo tempo de duração.
3- Corrida: o ideal é correr de duas a três vezes por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário