Mensagem ao leitor
Se tiverem duvidas, perguntas, sugestões e criticas sobre o blog me mande um e-mail: caetanogo@gmail.com
segunda-feira, 9 de maio de 2011
CORRIDA É PARA TODOS: Basta procurar uma boa Orientação e começar...
Atividade Física como caminhar e correr são ideais para prevenir doenças e aumentar a disposição física e a sensação de bem-estar. Contudo, antes de iniciar qualquer dessas práticas, é importante procurar uma boa orientação profissional.
São inúmeros os benefícios que correr regularmente e sempre de forma moderada pode nos proporcionar, como ajudar a emagrecer, acelerando a queima de calorias, aumentar o tônus muscular, especialmente das coxas e glúteo, aliviar o estresse, melhorar o condicionamento cardiorespiratório, cardiovascular, diminuir a pressão arterial, entre outros.
além disto, participar de competições de corrida de rua, por exemplo, não exige equipamentos especiais, a não ser alguns acessórios e um tênis adequado, nem locais específicos.
Portanto, se você decidiu agora se iniciar neste esporte ou, mesmo, se já pratica o pedestrianismo, a revista Via S&T fala com a educadora física Dirce Maia, que trás algumas dicas importantes para quem quer começar a correr, evitando riscos e maus hábitos que podem prejudicar o desempenho e a saúde do atleta.
DICA 1 - ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Muitos acreditam que para correr é só sair par aí e pronto, mas estão muito enganados. Existem cuidados importantes a serem observados, especialmente quanto ao volume e intensidade dos treinos. O que isto significa: que para se começar a correr é preciso realizar exame clínico para avaliar suas reais condições físicas e seguir a orientação de um profissional habilitado. Ele vai indicar quanto tempo correr a cada treino e com qual velocidade. Para muitas pessoas, o mais adequado é iniciar caminhando e depois ir aumentando o ritmo dosadamente.
DICA 2 - ACESSÓRIOS
Para começar a correr, alguns acessórios são muito importantes, como um frequencímetro, para indicar a intensidade do seu esforço, um tênis adequado ao seu tipo de pisada, roupas leves, protetor solar, boné e óculos para os dias de muito sol. Agora, não precisa comprar tudo de uma vez, o melhor é priorizar a qualidade dos acessórios e em pouco tempo o seu "Kit corredor" estará completo.
DICA 3 - ALIMENTAÇÃO
A alimentação é muito importante para o corredor, ela ajuda no controle dos níveis de colesterol, fornecimento da energia que o corpo necessita para o esforço físico e recuperação do organismo no pós-treino. Prefira uma alimentação rica em carboidratos (pães, arroz, batata), proteínas (carne, peixe, frango, leite e derivados), vitaminas e minerais. Todos estes alimentos são indispensáveis para uma dieta equilibrada e saudável. Um nutricionista será um grande aliado.
DICA 4 - RISCOS
Muitas pessoas acreditam que a corrida provoca lesões, as isto nem sempre acontece. Já outras acham que podem correr o quanto puderem. Portanto, o mais recomendado é não exagerar, evitando, assim, contusões e desgaste desnecessário. Uma medida aconselhável é organizar um calendário anual de provas e não se empolgar fazendo tudo o que vê pela frente. Antes de tudo, correr precisa ser divertido e não uma obrigação, um recorde a ser quebrado a cada dia.
Então depois de tudo isso bom treino!!!
Reportagem retirada da Revista Via S&T, ano 4 - nº06 Edição Especial Corrida Ecológica Parque.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário