Criança e videogame são como
goiabada com queijo: mais uma daquelas combinações que parecem não se largar.
Mas não pode, nem deve ser assim. Ela precisa se mexer para evitar a obesidade
e para garantir seu desenvolvimento físico e cognitivo. Mas provavelmente não
fará isso por iniciativa própria se vir os pais estatelados no sofá.
"Filhos com o pai ou a mãe ativos têm uma chance duas vezes maior de se
tornarem ativos. Se tanto o pai quanto a mãe praticarem esportes, a chance do
filho fazer o mesmo é seis vezes maior", diz o médico do esporte Ricardo
Muniz Nahas, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do
Esporte (SBMEE).
Correr, jogar futebol ou vôlei, praticar
natação, artes marciais... Tudo isso é muito bom. Contudo, você pode
acrescentar ao cardápio atividades físicas travestidas de brincadeira.
Aproveite que é primavera, mês da criança, e vá ao parque. "Do ponto de
vista biopsicossocial, o contato com a natureza é fundamental. Estar ao ar
livre é o melhor laboratório que uma criança pode ter para seu
desenvolvimento", diz a psicóloga Márcia Verstandig, especialista em
terapia sistêmica familiar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Empine papagaio, pule corda, jogue peteca,
amarelinha com seus filhos. "Resumindo, a criança deve ser encorajada a
participar do maior número de atividades físicas possível diariamente. A
variação da modalidade é importante para estimular tanto a coordenação motora
quanto o equilíbrio do corpo", diz o especialista em medicina corporal
João Felipe Franca, da Clinimex, no Rio de Janeiro. Segundo a Organização
Mundial da Saúde (OMS), para saírem da linha do sedentarismo, as crianças com
idade entre 5 e 17 anos devem praticar ao menos 360 minutos de atividade física
por semana - de preferência divididos em 60 minutos diários. Com a ajuda de
especialistas, preparamos uma lista com dez atividades que você pode fazer com
seus filhos, com a quantidade de calorias gastas por hora (trata-se apenas de
uma média, uma vez que o tamanho das crianças varia e é difícil controlar a
intensidade da atividade quando se está brincando) e os principais benefícios.
Peteca
DESCRIÇÃO: as mãos servem como
raquete e a peteca é a bola. Pode ser jogado por duas pessoas, em roda, ou mais
formalmente em uma quadra. O objetivo é fazer que o objeto ultrapasse a rede.
Marca ponto quem não deixar a peteca cair.
IDADE: acima de 5 anos.
BENEFÍCIO: trata-se de um
exercício aeróbico, que leva à queima de calorias. Treina os reflexos e a
capacidade de vigilância.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 150.
Queimada
DESCRIÇÃO: as pessoas ficam em um
espaço suficientemente grande para que todos possam correr sem risco de se chocarem.
Alguém joga a bola para o alto e está dado o início. Quem pegar a bola deve
arremessar contra um colega. Este, por sua vez, tem de se esquivar. Se a pessoa
for "queimada", é obrigada a sentar no chão. Quem quiser
"salvar" os que foram queimados deve passar a bola para ele. "As
crianças precisam anotar e atribuir pontos para 'queimei', 'morri' e
'salvei'", explica a professora de educação física Carla Cristiana da
Silva, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Por exemplo, queimar
pode valer 2 pontos; salvar, 1 ponto; e ser queimada, menos 1 ponto.
IDADE: a partir de 8 anos.
BENEFÍCIO: "É uma excelente
atividade aeróbica", diz Timóteo Leandro de Araújo, assessor científico do
programa Agita São Paulo. Além disso, desenvolve rapidez de pensamento,
agilidade nos movimentos e pontaria. "Sem esses atributos, um jogador dura
pouco tempo em uma partida de queimada", completa ele.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 160.
Pega-pega
DESCRIÇÃO: pode ser jogado por um
número ilimitado de pessoas e há uma série de variações. Basicamente, uma das
crianças é o pegador e as demais, os fugitivos. Antes de a brincadeira começar,
é preciso definir um local onde os fugitivos ficam protegidos, o pique. Uma
variação divertida é o pique-corrente: quem for pego dá a mão para o pegador e
vão todos juntos à caça. No final, a maior parte estará na corrente.
IDADE: a partir de 2 anos.
BENEFÍCIO: "É uma atividade
semelhante à corrida", diz Timóteo. Por isso, as principais habilidades
treinadas são velocidade e agilidade. Agrada especialmente aos menores, que
começam a lidar com regras.
CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 160
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