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quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Clima da primavera para incentivar as crianças a praticarem atividades físicas disfarçadas




Criança e videogame são como goiabada com queijo: mais uma daquelas combinações que parecem não se largar. Mas não pode, nem deve ser assim. Ela precisa se mexer para evitar a obesidade e para garantir seu desenvolvimento físico e cognitivo. Mas provavelmente não fará isso por iniciativa própria se vir os pais estatelados no sofá. "Filhos com o pai ou a mãe ativos têm uma chance duas vezes maior de se tornarem ativos. Se tanto o pai quanto a mãe praticarem esportes, a chance do filho fazer o mesmo é seis vezes maior", diz o médico do esporte Ricardo Muniz Nahas, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

 Correr, jogar futebol ou vôlei, praticar natação, artes marciais... Tudo isso é muito bom. Contudo, você pode acrescentar ao cardápio atividades físicas travestidas de brincadeira. Aproveite que é primavera, mês da criança, e vá ao parque. "Do ponto de vista biopsicossocial, o contato com a natureza é fundamental. Estar ao ar livre é o melhor laboratório que uma criança pode ter para seu desenvolvimento", diz a psicóloga Márcia Verstandig, especialista em terapia sistêmica familiar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 Empine papagaio, pule corda, jogue peteca, amarelinha com seus filhos. "Resumindo, a criança deve ser encorajada a participar do maior número de atividades físicas possível diariamente. A variação da modalidade é importante para estimular tanto a coordenação motora quanto o equilíbrio do corpo", diz o especialista em medicina corporal João Felipe Franca, da Clinimex, no Rio de Janeiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para saírem da linha do sedentarismo, as crianças com idade entre 5 e 17 anos devem praticar ao menos 360 minutos de atividade física por semana - de preferência divididos em 60 minutos diários. Com a ajuda de especialistas, preparamos uma lista com dez atividades que você pode fazer com seus filhos, com a quantidade de calorias gastas por hora (trata-se apenas de uma média, uma vez que o tamanho das crianças varia e é difícil controlar a intensidade da atividade quando se está brincando) e os principais benefícios.

 Peteca

DESCRIÇÃO: as mãos servem como raquete e a peteca é a bola. Pode ser jogado por duas pessoas, em roda, ou mais formalmente em uma quadra. O objetivo é fazer que o objeto ultrapasse a rede. Marca ponto quem não deixar a peteca cair.

IDADE: acima de 5 anos.

BENEFÍCIO: trata-se de um exercício aeróbico, que leva à queima de calorias. Treina os reflexos e a capacidade de vigilância.

CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 150.

 Queimada

DESCRIÇÃO: as pessoas ficam em um espaço suficientemente grande para que todos possam correr sem risco de se chocarem. Alguém joga a bola para o alto e está dado o início. Quem pegar a bola deve arremessar contra um colega. Este, por sua vez, tem de se esquivar. Se a pessoa for "queimada", é obrigada a sentar no chão. Quem quiser "salvar" os que foram queimados deve passar a bola para ele. "As crianças precisam anotar e atribuir pontos para 'queimei', 'morri' e 'salvei'", explica a professora de educação física Carla Cristiana da Silva, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Por exemplo, queimar pode valer 2 pontos; salvar, 1 ponto; e ser queimada, menos 1 ponto.

IDADE: a partir de 8 anos.

BENEFÍCIO: "É uma excelente atividade aeróbica", diz Timóteo Leandro de Araújo, assessor científico do programa Agita São Paulo. Além disso, desenvolve rapidez de pensamento, agilidade nos movimentos e pontaria. "Sem esses atributos, um jogador dura pouco tempo em uma partida de queimada", completa ele.

CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 160.

 Pega-pega

DESCRIÇÃO: pode ser jogado por um número ilimitado de pessoas e há uma série de variações. Basicamente, uma das crianças é o pegador e as demais, os fugitivos. Antes de a brincadeira começar, é preciso definir um local onde os fugitivos ficam protegidos, o pique. Uma variação divertida é o pique-corrente: quem for pego dá a mão para o pegador e vão todos juntos à caça. No final, a maior parte estará na corrente.

IDADE: a partir de 2 anos.

BENEFÍCIO: "É uma atividade semelhante à corrida", diz Timóteo. Por isso, as principais habilidades treinadas são velocidade e agilidade. Agrada especialmente aos menores, que começam a lidar com regras.

CALORIAS QUEIMADAS POR HORA: 160

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