Mensagem ao leitor

Se tiverem duvidas, perguntas, sugestões e criticas sobre o blog me mande um e-mail: caetanogo@gmail.com

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Homens são os que mais sofrem com pedras nos rins

Os sintomas atingem três vezes mais os homens que as mulheres.

A dor de uma pedra nos rins pode ser confundida com dores nas costas
A dor de uma pedra nos rins pode ser confundida com dores nas costas
Se você é homem saiba que terá mais propensão de sofrer com pedras nos rins do que as mulheres. Além do mais, o problema, para aqueles que já tiveram, pode reincidir em até três vezes, em 75% dos casos, a idade e os maus hábitos de vida podem ajudar no agravante do desenvolvimento da doença.

Por isso que se prevenir é o melhor remédio. E o velho ditado de ingerir mais de dois litros de água por dia ainda é a melhor prevenção. É preciso ainda tomar cuidado com as receitas caseiras, segundo especialistas, o chá de quebra-pedra, não é a folha que desfaz o cálculo renal ou ajuda o sistema urinário a expelir a pedra, mas sim a água do chá.

Ainda é preciso não exagerar na quantidade de ervas do chá, pois em excesso elas podem ser tóxicas. Os chás diuréticos podem ser ingeridos, entretanto a cerveja é proibida, porque o álcool contribui para formar mais cálculos, em vez de ajudar a expelir o que já existe no rim.

Entre as orientações, é importante que se evite ingerir alimentos gordurosos, industrializados, ricos em sódio ou cálcio, porém podem ser consumidos com moderação. Outra observação é com os frutos do mar, eles contêm altas doses de ácido úrico, um dos principais fatores para a formação de pedras nos rins. Obesidade e ganho de peso também estão associados ao problema.

“A litíase é um mal muito comum, infelizmente. O pior é que não é difícil evitar ou amenizar o problema”, ressalta o tutor do Portal Educação, farmacêutico, Ronaldo de Jesus Costa.

De acordo com o farmacêutico, na maioria dos casos existe uma associação de acidez na urina e alimentação equivocada. “A acidez na urina é controlada com uma ingestão adequada de água (ao menos 2 litros ao dia) em ingestão bem distribuída ao longo do dia, e com uma alimentação balanceada, sem abusar de sal e na frequência de alimentos ácidos, gordurosos, ou ricos em cálcio”, enfatiza Costa.

Quando existe a pedra nos rins é importante observar a dor, isso porque os dois rins estão localizados atrás dos órgãos abdominais e abaixo das costelas, mais ou menos no meio das costas. E se a pedra estiver alojada no rim ou no trato urinário superior, a dor – aguda e muitas vezes confundida com problema de coluna – geralmente começa em uma área de flanco (ao lado das costas, próximo da cintura) e se irradia para a virilha. Se você apresenta algum sintoma procure um médico urologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário