Mensagem ao leitor

Se tiverem duvidas, perguntas, sugestões e criticas sobre o blog me mande um e-mail: caetanogo@gmail.com

sábado, 18 de junho de 2011

Faça exercícios baseados no vôlei e melhore seu treino para o esporte



Com duas seleções campeãs, tanto na versão feminina quanto na masculina, que atrai as atenções dos torcedores para os jogos eletrizantes, o vôlei é um dos esportes mais populares no País. A combinação de exercícios aeróbios, anaeróbios, força e de impulso faz do esporte um dos melhores treinos para quem quer manter a forma e a boa saúde.
O voleibol é um esporte com intensa atividade física, intercalando momentos de repouso, ativo ou não - dependendo do momento em que a bola está na quadra - utiliza movimentos de força como os saltos, bloqueios e cortadas, ou seja, é um esporte com características metabólicas anaeróbias no geral", explica Giulliano Esperança, personal trainer e wellness manager.

Por isso, um treino de vôlei pode ser considerado um exercício com intensidades similares a um treino resistivo ou de pesos (como a musculação). "Não é o fato de um exercício estar sendo realizado com halteres que o caracteriza como exercício de força, e sim a sua intensidade, um salto ou uma cortada. Tudo isso são atividades de força", detalha Giulliano.

Esporte parado?
Mas não ache que o vôlei é um esporte "parado" só porque os deslocamentos dentro de quadra parecem acontecer em pequenas distâncias apenas. Durante a partida, o sistema aeróbio é utilizado para a recuperação e restabelecimento do sistema metabólico anaeróbio, e quanto maior a aptidão aeróbia - conseguida com treinos regulares do vôlei ou com outros esportes e exercícios -, maiores as chances de recuperação. Isso se reflete no tempo em que o indivíduo consegue ficar em quadra, jogando e ajudando o time.
"Esse é um quesito que deve ser respeitado para o praticante. Se a pessoa não tem uma boa resistência nesse tipo de treino, deve tomar cuidado, pois a saúde cardíaca pode ser impactada pela falta do hábito de atividades físicas regulares", diz o especialista.
Aliás, esta variabilidade de um programa de treinamento é bastante interessante, diz Giulliano, pois pode ser utilizada tanto por um praticante de voleibol como por um praticante regular de outros tipos de exercícios. E é bom lembrar que fazer um esporte também reflete em uma melhora na qualidade de vida, "afinal, um corpo com preparo muscular, metabólico e circulatório refletirá positivamente em todas as áreas da sua vida, desde a esportiva até mesmo no trabalho e, como diversos estudos científicos comprovaram, na resposta ao estresse cotidiano", afirma.
Regularidade é importante
Uma questão também importante, levanta Giulliano, é a regularidade com o treino e se por algum motivo o jogador de voleibol precisar ausentar-se do treino habitual em quadra. "A academia pode ser uma solução para a manutenção do condicionamento, pois a interrupção do treino leva ao rápido declínio da atividade física, decorrente do destreinamento", diz.
No vôlei, a prevenção de lesões articulares e musculares e o controle do sobrepeso corporal são de suma importância também. Para isso, fortalecer os grupos musculares envolvidos é fundamental, assim como monitorar o peso corporal, pois um excesso nesse caso exige não apenas mais das articulações - levando a mais lesões - como também do coração.
A pedido do portal "O que eu tenho?", Giulliano montou uma série de exercícios baseados no treino de vôlei e que podem ser utilizados tanto como uma opção ao treino em academia, quanto como complemento para o esporte jogado em quadra.
"Vale ressaltar que sempre antes de se engajar em uma rotina de atividades físicas é importante consultar um médico e um profissional de educação física que vai avaliar o quadro de saúde e mesmo sugerir adaptações no treino que montamos aqui", finaliza Giulliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário